ENCONTROS E DEBATES
Dia 11. Quarta, das 11h às 13h.
Conversatório – Sesc Santos.
Grátis
CELEBRAÇÃO DA SAGRAÇÃO
Com Xavier Le Roy, Ana Francisca Ponzio e Mediação de Valéria Cano Bravi.
A Sagração da Primavera teve sua polêmica estreia em 29 de maio de 1913. O balé foi composto por Igor Stravinsky e coreografado por Vaslav Nijinsky para os Balés Russos de Diaghilev, com cenografia e figurino de Nicholas Roerich. Nesses 100 anos, diversos coreógrafos do mundo todo conceberam sua própria versão da obra, como é caso de Martha Graham, em 1984; Maurice Béjart, em 1959; Pina Bausch, em 1975; Mats Ek, em 1984; Luis Arrieta, em 1985; Marie Chouinard, em 1998; e Angelin Preljocaj, em 2001. De que maneira colocá-las em relação?
Esta mesa de discussão é um convite para se pensar o corpo cênico da dança através da complexidade das suas dinâmicas históricas: desde a noção de corpo como laboratório da percepção que se abre para outros corpos poéticos até sua pluralidade de pensar e reapresentar o mundo esteticamente.
Xavier Le Roy: Artista Coreógrafo. Ana Francisca Ponzio: Jornalista, crítica e curadora na área de dança. Valéria Cano Bravi: Mestra em Artes Cênicas e Pós-graduada em Antropologia pela USP. Docente e Coordenadora do Curso de Dança da Universidade Anhembi Morumbi/SP. Integrante do Núcleo de Improvisação/Zélia Monteiro.