Compañia de Danza Periférico – (URUGUAI) Fundada em Montevidéu em 2009, a Compañía de Danza Periférico tem como foco principal de sua pesquisa o tango, surgido na Argentina e no Uruguai em meados do século XIX. Vazio, segundo espetáculo do grupo, baseia-se no trabalho corporal e nas relações que essa…
key zetta e cia. – (SP – BRASIL) Em Vácuo – I, Impostor, os coreógrafos Key Sawao e Ricardo Iazzetta, junto ao arquiteto Hideki Matsuka, estabelecem um diálogo com o processo de criação e com a obra do artista plástico inglês Mike Nelson. Em seus trabalhos, Nelson mistura ficção e…
Xavier Le Roy – (FRANÇA) A Sagração da Primavera surge da observação dos movimentos de um maestro, regendo a composição de Igor Stravinsky à frente da Orquestra Filarmônica de Berlim. Para criar o solo que estreou em 2007, Xavier Le Roy estudou os gestos do regente, reproduzidos em cena. O…
Ultima Vez – (BÉLGICA) O Que o Corpo Não Lembra comemora 25 anos de existência e excursiona pelo mundo. O espetáculo, agraciado pela crítica mundial, marca a estreia do diretor Wim Vandekeybus à frente da companhia belga Ultima Vez. Situações radicais, como os segundos que antecedem um acidente ou uma…
Cia. Etra de Dança Contemporânea – (SP – BRASIL) Imagine um jardim geométrico em que, em vez de flores, brotassem balões vermelhos. Assim é o cenário Balões Vermelhos criado pela Cia. Etra de Dança Contemporânea, fruto de uma ocupação do Sesc Santos que durou cinco meses. Dezenas de bexigas flutuam…
Dudude – (MG – BRASIL) Bailarina, coreógrafa e performer dona de um longo e reconhecido percurso na dança brasileira, Dudude encerra, em 2007, as atividades da Benvinda Cia. de Dança, companhia de Belo Horizonte da qual esteve à frente por quinze anos. No solo-monólogo A Projetista, que ela concebe e…
Grupo Lagartixa na Janela – (SP – BRASIL) Destinada ao público infantil, a performance Poemas Cinéticos ocorre em parques, praças ou outros espaços públicos. As ações e a (simples) cenografia baseiam-se no diálogo com as dimensões arquitetônica e simbólica dos lugares em que o grupo se apresenta, de forma que…
Javiera Peón-Veiga – (CHILE) Vestidos com um figurino futurista e andrógino, o trio de bailarinos em cena confunde os espectadores. Quem é homem, quem é mulher? Dirigido pela chilena Javier Peón-Veiga e realizado de forma colaborativa, n o s o t r e s trabalha com noções de gênero e…
Cristian Duarte – (SP – BRASIL) Como colocar em cena referências de dança de épocas, lugares e estilos diversos? Em Hot 100, Cristian Duarte mixa repertórios e memórias corporais fundamentais para sua trajetória com ícones da história da dança, do século 20 em diante. Na cena, ele negocia com sua…
Marcelo Braga – (RJ – BRASIL) Vencedor dos prêmios Fada (2011) e Klauss Vianna (2012), o solo O Homem Vermelho é resultado do solitário processo de tratamento de Marcelo Braga, acometido por um linfoma raro. Impossibilitado de se mover, o bailarino precisou afastar-se da Atelier de Coreografia, companhia em que…