MARCELO EVELIN x MARINA GUZZO = b with people, b with me ou quero ser o marcelo evelin.
Blog 7X7
por Dalvinha Brandão
Gente, me convidaram pra falar sobre a Bienal Sesc de Dança 2013. Aí eu tenho que ser honesta com vocês: eu de dança contemporânea não entendo muito. Até tinha uma moça que trabalhava aqui em casa que fazia isso – a Deleuza – mas aí ela ganhou um negócio dum edital, me veio toda cheia de si falar que não precisava mais do trabalho. Aí acabou o dinheiro, fez o quê? Veio bater na minha porta de novo. Não quis mais, né, gente, porque a pessoa que cospe no prato que comeu não tem como confiar. “A confiança é como um espelho, depois que quebra não tem mais como colar” (GAGA, Lady)
Enfim, mas me convidaram pra falar sobre um assunto do qual, modéstia à parte, eu tenho um certo domínio, depois de sete casamentos e sete viuvezes, que é homem. E de homem eu entendo, gente, não vou ser hipócrita aqui com vocês. Me mandaram umas fotos dos rapazes do balé, e eu vou fazer o que os americanos chamam de ranking, que, pra quem não sabe, é uma lista em ordem de preferência. Ok? Então eu vou do menos pro mais atraente de acordo com o MEU GOSTO, gente, importante deixar isso claro. Isso não impede que as outras pessoas (que têm mau gosto), pensem diferente.
10 – O acumulador
Gente, o moço é até muito atraente, mas aí eu vejo ele nesse apego com os objetos, eu lembro daquela série americana Hoarders (Acumuladores), e já me dá um certo pânico. Porque o meu segundo marido era assim, ia juntando coisa, juntando coisa em casa, não achava mais nada, até que me perdeu pra sempre. Tanto porque eu fui embora, como porque ele morreu mesmo.
9 – O Infantil
Eu tenho que confessar que gosto muito desses moços barbudos tatuados que o povo tá fazendo agora, mas essa coisa da infantilidade acabou limando a minha inclinação. Por quê, gente? Porque é esse tipo de homem que cria uma relação de dependência, e quando você vai ver, já tá com uma mais nova. Não gosto.
8 – O Relapso
Muito bonitinho, lindo sorriso, dá vontade de apertar as bochechinhas, mas tem aí essa questão que tá tomando um café com uma meia dentro. E o meu primeiro esposo era assim: esquecia a gravata dentro da geladeira, a caneta na máquina de lavar, aí vinha todo meigo: “Dalva, cadê minha cueca?”. E eu às vezes dava uma resposta mal educada até que – Deus que me perdoe, mas graças a Deus – acabou passando dessa pra melhor.
7 – O Bêbado
Gente, alcoolismo é uma doença, um assunto sério. E eu também tomo meu uisquinho, né, gente, que eu também sou filha de Deus. Mas o homem que você já encontra, já tá caindo pelas tabelas, aí não tem condição. É um moço lindo, mas realmente é uma pena que já não posso pensar numa relação mais a sério com ele.
6 – O Gay
Aí você vai me perguntar “Dalva, mas você é homofóbica?”. Não é, gente, eu A-DO-RO os gays, tenho vários amigos que são, trato que nem gente normal mesmo. Sempre artísticos, sempre alto astral, sempre pra cima, A-MO. Mas ali na hora do vamo-ver, eu gosto de homem que é homem mesmo. Tá bom? Mas um beijinho pra ele, adorei ele, lindo ele.
5 – O Relação-Complicada
Isso aí, gente, aí já é melhor ficar longe. Um moço bonito, muito bem apessoado, mas já tá numa situação de um triângulo amoroso, não quero, não posso, não tenho condição física nem emocional. Se sair dessa um dia, aí pode me dar uma ligada, de repente né, quem vai saber?
4 – O Solitário
Isso aí, gente, eu tenho que confessar que me dá uma certa atração, mas não presta. O homem que é muito ensimesmado, muito ali com os próprios botões, aí você vira pro lado, tá na internet vendo pornografia.
3 – O Fetichista
Ai, gente, podem me chamar de antiquada, mas eu nunca lidei bem com essa coisa de fantasia sexual. O meu quarto marido tinha disso: uma vez me apareceu em casa vestido de bombeiro, aí eu até tentei, mas no final a conversa foi descambando pra uma pré-adolescência mais do que tardia, aquela coisa de pega na mangueira, não pega na mangueira, que eu tive um acesso de riso e sexo que é bom, nada.
2 – O Pum Discreto
Esse aí me lembrou muito o meu sexto marido, também era muito bonito, igual a esse rapaz. Mas tinha essa mania muito desagradável: ele abaixava, fingia que ia alongar as costas e soltava pum. Ainda fazia “ai ai”, com um suspiro de alívio, o desgraçado. Aí você pensa: eu posso lidar com isso? Esse aí eu tive que matar mesmo. (Brincadeira, não matei não, gente, foi AVC.)
1 – O Banhinho-Tomado
Ai, isso aí é uma perdição, né, gente? Um moço bonito desses te aparece de toalha, saído do banho, dá até uma umidade na mais exigente das bacurinhas. Mas não posso, que esses moços assim eu já não confio, acho que vai ser coisa de interesse, fico meio ressabiada. Tá bom?
Então, em suma, o que que a gente aprendeu com isso tudo? Que esses moços do balé até são bonitos mas não dá pra se aventurar por essas veredas. Espero que tenham gostado do meu ranking (pronuncia-se “rénquin”), um beijão e até a próxima.
SOBRE A AUTORA:
Meu nome é Dalva, mas os conhecidos chamam de Dalvinha. Os desconhecidos também, mas daí incluem o sobrenome, fica Dalvinha Brandão. Nasci em Salvador, me criei em São Paulo. Estudei Ciências Sociais no Mackenzie, fui expulsa e completei meus estudos no exterior. Nos anos 80 tive uma vida muito agitada, ao lado da minha BFF Neusinha Brizola, que Deus a tenha. Vivi toda a intensidade do New Wave, do Post Punk e era muito amiga da banda Trem da Alegria, especialmente Juninho Bill. Entre 1982 e 1992 fiz ao todo 17 abortos, mas dei à luz três lindas crianças que infelizmente acabei esquecendo em lugares diferentes do Brasil e do mundo – duas já reencontrei. Eu gosto de viajar, conhecer novas pessoas, passear pela praia, à noite, sozinha, usando um vestido Laura Ashley e creme Nívea no rosto. Gosto bastante de sexo, e gostaria muito de poder fazer sexo com o cantor Oswaldo Montenegro, mas a única vez que o vi de perto, desmaiei. Se você tem dúvidas sobre qualquer assunto – moda, beleza, sexo, relacionamento, culinária, gramática, software livre – é só me perguntar no http://ask.fm/dalvinhabrandão
por SHEILA RIBEIRO a partir de NOSOTRES de Javiera Peón-Veiga
I | |||
sou pele sintétic@, sou pele sintétic@, | sou pele sintétic@ | ||
não quero falar de coisas binárias | as cito | ||
não quero dualismo | o reproduzo | ||
reforço a biologia | não quero falar dela | ||
um ambiente impõe o que eu tenho que fazer | e eu faço (a mesma coisa) – para apontá-la? | ||
somos três | somos os mesmos sou três | ||
3 = | 1 | ||
três como todos e | ninguém | ||
tenho ação e função | tenho ação e função, tenho ação e função | ||
eu sou um chão de pele macia | estão em cima de mim | ||
pisam em mim, se jogam em cima, | de mim | ||
Pele Sintétic@: o tecido é um tipo de pele. é um tipo de pele? o tecido bege do corpo e do chão de mesma pele…um amontoado de pele-figurino. | |||
sintétic@ | impermeável, blindado | ||
sexo de 2nd | life | ||
Manequins de bermudas, soutiens, maiôs em supostas ancas, cinturas e bíceps: com costuras e traços semelhantes, não idênticos. | |||
esfrego, esfrego, raspo | em um, em um, em um | ||
abro, fecho | fecho | ||
arreganho, retraio | vedo | ||
xoxot@ | xerec@ xilen@ | ||
aponto, protejo, | ultimo | ||
pele biológic@, pele etológic@ | pele ontológic@ | ||
pele lacrad@ | |||
pulsando | pulsando, pulsando | ||
trio sintétic@ TS | tensão sexual tensão | ||
equação: não quero ser 2; tentando ser 3 | viro 1 | ||
tirei a máscara | e depois? | ||
II | |||
Quando assisti esse trabalho de dança, achei um segredo que procurei: um clitóris metalizado – piercing brilhante cheio de forças. | |||
III | |||
Em 09/11/2011, escrevi: | |||
“La piel que habito” é um filme do Almodovar. | |||
A pele é uma palavra feminina em espanhol mas, neste filme, | |||
a pele é uma zona profunda, sem sexo e, especialmente, trans | |||
(em tudo que a transformação e o cruzamento possam ser possíveis | |||
e isso, através das | |||
superfícies profundas). | |||
A cultura e o desejo que vencem a biologia. | |||
A pele aqui traz tudo que é humano. | |||
O humano que está na comunicação digital. | |||
A biopolítica é o pretexto e o texto | |||
(como no perigoso filme cristão de Malick , “A árvore da vida” e como no insuportável “Melancholia “, do ainda mais insuportável Lars Von Trier) . | |||
Fiquei pensando comigo mesma que esses três diretores faziam parte do: “Miss biopolítica 2011.” | |||
Almodóvar brinca com desejo, loucura, transformação. | |||
Construção do desejo, construção da loucura, construção da transformação: biopolítica digital. | |||
Ele fala de transexualidade (sim, “a movida” ), e de “loucura”, por trás, porque ele trata TODOS como trans. Transalgumacoisa. | |||
Não tem mais nem objeto, nem criatura. Nem saberes nem pulsões. É outra coisa que a banal racionalidade. De um ” poder do pai “. | |||
O pai, não sabemos mais quem ele é .. se ele é máquina, mulher, trans, movida, típico, atípico, louco, falso … | |||
Este filme é muito além de “máquina e humano”, “objeto / não objeto”, “falso / verdadeiro”, “louco/não louco” | |||
Em coisas mais que híbridas, ele propõe uma revisão da “realidade”. é além da fusão … Enfim, trans. | |||
Ele homenageia a artista Louise Bourgeois e aborda A BONECA | |||
coisa- chave para entender o fetiche contemporâneo. | |||
Construir SUA PRÓPRIA pele, | |||
a pele “do outro”, | |||
peles de outros. | |||
Estas peles que não podem mais ser vistas como “naturais” ou “artificiais”. | |||
veja texto na integra de 09/11/2011, em frances | |||
http://www.qartlog.com/?p=3374 | |||
Sheila Ribeiro = sheilaribeiro.net | |||
Se você é um(a) artista que gosta de falar sobre o que viu depois de ter assistido trabalhos de Dança e faz isso no corredor, em algum bar ou restaurante com seus amigos íntimos, o 7×7 te convida a compartilhar suas paixões, reflexões, desgostos ou crueldade. Escreva, produza imagens dialógicas ou manifeste sua percepção sensível e crítica como quiser, em relação aos trabalhos da Bienal Sesc de Dança 2013.
Se algum trabalho deste evento mexeu com você, procure um dos artistas-interlocutores do 7×7 (7×7-bienaldedanca@seteporsete.net), que estão em Santos circulando pela Bienal: Arthur Moreau, Bruno Freire, Rodrigo Monteiro, Laura Bruno. Sua ação vira discussão e, em seguida, publicação no site do projeto (seteporsete.net) e no site da Bienal (bienaldanca2013.sescsp.org.br/blog_-7×7/).
by SHEILA RIBEIRO on NOSOTRES by Javiera Peón-Veiga | ||||
I | ||||
I am synthetic skin, I am synthetic skin, | I am synthetic skin | |||
I don’t want to talk about bin@ry things, I don’t want to talk about bin@ry things | I quote them | |||
I don’t want dualism | I reproduce it | |||
I reinforce biology | I don’t want to talk about it | |||
an environment imposes what I must do | and I do (the same) – to point at it? | |||
we are three | we are the same I am three | |||
3 = | 1 | |||
three as all and | no one | |||
I have action and function | I have action and function, I have action and function | |||
I am a floor of soft skin | they are on top of me | |||
they step on me, throw themselves over | me | |||
Synthetic skin: the fabric is a kind of skin. Is it a kind of skin? The beige fabric of the body and of the floor of the same skin… a mess of skin-design. | ||||
synthetic | impervious, armoured | |||
2nd life | sex | |||
Manequins in bermudas, bras, swim suits on supposed hips, waists and biceps: with similar seams and traces, but not identical. | ||||
I scrub, scrub, scratch | one, one, one | |||
I open, I close | clasp | |||
I split, I retract | seal | |||
pussy | be@ver, h@ir pie | |||
I point, I protect, | last | |||
biologic@l skin, etologic@l skin | ontologic@l skin | |||
se@led skin | ||||
pulsing | pulsing, pulsing | |||
TS synthetic tri@d | tension sexual tension | |||
equation: I don’t want to be 2; trying to be 3 | turn into 1 | |||
I take off the mask | and then? | |||
II | ||||
When I watched this dance work, I found a secret I had searched for: a metallic clitoris – a shinny piercing ring full of powers. | ||||
III | ||||
On 09/11/2011, I wrote: | ||||
“La piel que habito” is a film by Almodovar. | ||||
Skin is a female word in Spanish, but in this film | ||||
the skin is a deep zone, genderless and, especially, trans | ||||
(in everything that transformation and the crossing may be possible | ||||
and this through the | ||||
the deep surfaces). | ||||
Culture and desire beat biology. | ||||
The skin here brings on everything that is human. | ||||
The human that is in digital communication. | ||||
Biopolitics is the excuse and the text | ||||
(as in the dangerous christian film by Malick , “The Tree of Life” and as in the unbearable “Melancholia “, by the even more unbearable Lars Von Trier) . | ||||
I thought with myself that these three directors were part of the: “Miss biopolitics 2011.” | ||||
Almodóvar plays with desire, madness, transformation. | ||||
Construction of desire, construction of madness, construction of transformation: digital biopolics. | ||||
He talks about transexuality (yes, “the movida” ) and about “madness” behind the back because he treats EVERYONE as trans. Transomething. | ||||
There is no object neither creature anymore. Nor knowledge, nor impulses. It’s another banal thing of rationality. Of a “father power”. | ||||
We don’t know who the father is anymore. If he is machine, woman, trans, movida, typical, atypical, mad, a phoney … | ||||
This film is way beyond “machine and human”, “object / non object”, “false /true”, “insane/sane” | ||||
In things that are more than hybrid, he proposes a review of “reality”. It’s beyond fusion … After all, trans. | ||||
He pays tribute to the artist Louise Bourgeois and quotes A BONECA (THE DOLL) | ||||
key thing to understand the contemporary fetiche. | ||||
To build YOUR OWN skin, | ||||
the skin “of another”, | ||||
skins of others. | ||||
These skins can’t be seen as “natural” or “artificial” anymore. | ||||
see the complete text of 09/11/2011, in French | ||||
http://www.qartlog.com/?p=3374 | ||||
Sheila Ribeiro = sheilaribeiro.net | ||||
Translation Portuguese-English: writer and poet Chris Ritchie, M.A. | ||||
Dança
de elenco random
Mutante
Flutuante
Conectivo
by Bruno Freire on Aventura entre Pássaros by João Saldanha.
I’m not quoting Agamben to talk about the contemporary. The book is always there by the bedside table for reference and for you to quote it at the bar table and make yourself eloquent. Giorgio Agamben is much used to justify a certain speech obscurity and in some way disguising an uncertainty of curating axis. After all, I, the blind one, can’t see the brightness of the darkness only they see. Wait because one day we will know < Never> .
When I leave the Adventure among João Saldanha’s birds, I face the following paradigms: why is there in the air a demand for being ‘contemporary’? What is to fear about the modern thought? Is it possible to develop a modern thought today? Have we ever been modern? Is it really possible to freeze a dance in the 90s? And why does a modern or classic dance need to be considered contemporary? And why don’t we invent other names for different dances?
All Art Has Been Contemporary, 1999, Maurizio Nannucci.
All the arts have been contemporary.
Reenactment is cool. Reenactment is like an ability to do something the way it was done before and what is interesting is that I wasn’t there to see. But this fact in itself doesn’t justify a remake <but yes>. International companies remake their primordial shows in a historical and educational sense too. To inform the following generations that one day there was this and that and that other thing. Making the play a live happening. I can observe its influence, the formal, conceptual and esthetic repercussion in the companies that came later. Who hasn’t seen Wim Vandekeybus’ Dr. Martens replicated in the Cena 11’s shows? <I can’t remember if the boots were the same, but they were very similar.>
However, today an artist who investigates a language that dismantles and reassembles modernist and classic thoughts and techniques may be seen as démodé, old and/or outdated <neoclassic?>.
João Saldanha sets off from the book The Expression of the Emotions in Man and Animals by Charles Darwin mixing it to and revisiting the classic The Swam Lake, which has as one of its features the playful character. A classic of the dance as so many other classics based on narratives and pantomimes.
In the first scene of the show, João seems to create costume designs, like a kind of overview of the clothes worn in different dances of varied times, not in an obvious chronological order though. But it is as if each bird that enters the stage from left to right were making a reference to a dance. The details in the outfits make reference to the jazz era, to Cunningham, to the classic era, to the modern era, to the non-commitment with the improvisation contact, to children’s plays, to bird feathers, etc.
The birds’ moves in the order of the truth, not of the mimetic. The dancers don’t wish to imitate/mime nature, but create another reality/nature on the stage. Oneiric. Poetic. It is not representation, but the creation of codes that are recognizable by the public, and these codes are precisely the ones that make the public follow, if they wish to, the development of a new language that will be worked on and again during the whole show.
I remember Noverre’s letters, in which much was discussed, there in the French court ballet, concepts that were born from codes and practices of an elite whose themes reverberate in dance codes until today. <Evolution, baby> A discussion is going on there, for example, whether art should imitate nature. And the pantomimes, the ballet actions go in this direction, between moving away from imitation or not and/or creating a likeness (a made up reality that creates its own codes and meanings, sharing these codes with the spectator, who learns while watching or the more he/she watches).
João Saldanha invents a dance sometimes using traceable and simple slides for those who have already been in some dance class. But he approaches Darwin to create his pantomimes according to animal movements, mixing the technique to a likeness that comes from the body and nature. This appropriation is literal. It is explicit. It assumes what gestures metaphorically represent. To point the index finger means no. To point the index finger to the public means ‘this is a gun’, but also it isn’t a gun, it’s a frame, but I don’t see a painting, it’s a telephone that is a hang-loose sign too. Parece que as velhas pantomimas estão sendo revistas e revisitadas. To revisit the pantomime from the moves of the most varied birds moving about on stage, frogs, herons, spiders, crabs… It sounds like too much representation. Theater for little kids <but no>. João Saldanha establishes a conversation with his peers in a choreographers’ language. He poetically remakes the evolution of a dance, adding up his own experience and dance story, that of a resident in Rio de Janeiro.
To watch this adventure is to watch the evolution of several dance codes. The birds are an excuse to tell an adventure in dance, literally.
To watch João Saldanha’s work is the difference between observing a conversation and a dialog. A conversation may be with many, a dialog is one to one.
Meantime, there in the stage background, the wind blows the canvas of the boat of a continuous story.
The wind blows.
Where to?
I don’t know.
I’m not that contemporary.
Translation Portuguese-English: writer and poet Chris Ritchie, M.A.